No dia 04 de Julho é comemorado o Dia de Santa Isabel de Portugal. Faça a Oração de Santa Isabel pedindo que ela afaste toda pobreza e traga sempre prosperidade.
Santa Isabel nasceu na Espanha, em 1271 e morreu, em Estremoz, no dia 4 de julho de 1336. Foi Beatificada em 1516, pelo Papa Leão X e Canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 1625.
Isabel viveu em Portugal de 1270 a 1336, tornando-se Rainha desse País. Era conhecida por ajudar os mais desfavorecidos, pois tinha o hábito de distribuir pães, envoltos num avental que trazia junto ao corpo, e moedas aos pobres, mas, contra a vontade do seu marido, o rei.
Um dia Santa Isabel foi visitar os pobres e o Rei, que estava muito desconfiado, a seguiu. Atacando-a, perguntou furioso, o que levava envolvido no avental. Ela, então, depois de rezar, respondeu: São rosas, senhor, são rosas!
Isso deixou o Rei confuso, porque não era tempo delas. Porém, assim que Isabel lhe mostrou o que levava, os pães transformaram-se em rosas e o rei ficou convencido das suas palavras.
Após a morte do marido, a rainha entregou-se a Deus, dedicando-se totalmente às suas obras de beneficência. O dia de Santa Isabel de Portugal é comemorado a 4 de Julho, data da sua morte. Está enterrada em uma Igreja dedicada a ela.
Santa Isabel de Portugal foi declarada padroeira deste país e de Coimbra, cidade onde faleceu, sendo invocada pelos portugueses como “a rainha santa da concórdia e da paz”.
Oração à Santa Isabel para alcançar uma graça
Altíssimo e Soberano Senhor Nosso, que quisestes dar-nos exemplos nos vossos servos, não somente nos claustros e desertos, onde santificastes tantas almas, mas também nos tronos dos reis, e no meio da grandeza e magnificência dos palácios colocastes a virtude, para nos desenganardes de que em todos os estados pode haver o espírito de cristianismo e a salvação. Sois Vós quem, na Rainha Santa Isabel, nos destes o exemplo de um ânimo pacificador, humilde, generoso e caritativo, virtudes tão dificultosas no meio das grandezas humanas, pelo que sejais, para sempre, bendito e louvado.
Nós vos pedimos, Senhor, por intercessão desta Santa Rainha, que tão grande foi no mundo e que não é menor no céu, as graças de que tanto precisamos (fazer o pedido); de modo particular a paz em nossos corações e nossos lares. Ó Deus, que sois tão admirável entre vossos santos, compadecei-Vos de nossas misérias e deixai-Vos mover das preces de vossa serva: excite-se a nossa sonolência, anima-se a nossa franqueza: recebamos todos novo ânimo na devoção desta grande serva vossa, reformem-se nossos costumes, e preparem-se assim para nós os caminhos da eterna felicidade. Assim seja!
Oração à Santa Isabel para preservar da pobreza
(Fazer o sinal da Cruz)
“Gloriosa Rainha Santa Isabel, venho pedir-Vos a Vossa proteção, a vós que nunca deixastes de atender a todos os que recorriam ao Vosso bondoso coração.
O amor de Jesus inflamava o Vosso espírito do mal, ardente amor cristão, levando-Vos à prática diária da caridade, dando amparo a todos os que recorriam a vós Santa Isabel, Rainha de Portugal.
Cheio de confiança no Vosso poder e merecimento perante o Altíssimo, eu Vos peço, dignai-Vos proteger-me a mim e à minha família contra as incertezas da existência.
Peço-Vos, Senhora, que estejamos eu e a minha família amparados pela Vossa proteção e que possamos sempre estar ao abrigo de privações e de embaraços,
que jamais, com a graça de Deus e com o Vosso auxílio, falte o pão e o alimento à nossa mesa. Amém!”
(Rezar um Pai Nosso e três Ave Marias)