Santa Escolástica é a santa padroeira das freiras, da educação e das crianças convulsivas, e é invocada contra tempestades e chuva. Seu dia é 10 de fevereiro.
Santa Escolástica, irmã de São Bento, consagrou sua vida a Deus desde a mais tenra juventude. Depois que seu irmão foi para Monte Cassino, onde ele estabeleceu seu famoso mosteiro, ela passou a morar no bairro de Plombariola, onde fundou e governou um mosteiro de freiras, a cerca de oito quilômetros do de São Bento, que parece, também dirigiu sua irmã e suas freiras.
Ela visitava o irmão uma vez por ano e, como não podia entrar no mosteiro, ele acompanhava alguns de seus irmãos para encontrá-la em uma casa a alguma distância. Essas visitas foram realizadas em conferências sobre assuntos espirituais. Em uma ocasião, eles passaram o tempo como de costume em oração e piedosa conversa e à noite eles se sentaram para refletir.
Santa Escolástica implorou ao irmão que permanecesse até o dia seguinte. São Bento se recusou a passar a noite fora de seu mosteiro. Ela recorreu à oração e uma tempestade furiosa estourou, para que nem São Bento nem nenhum de seus companheiros pudessem voltar para casa. Eles passaram a noite em conferências espirituais.
Na manhã seguinte, eles se separaram para não se encontrar mais na terra. Três dias depois, Santa Escolástica morreu, e seu irmão sagrado viu sua alma em uma visão ao subir ao céu. Ele enviou seus irmãos para trazer o corpo dela para o mosteiro e o colocou na tumbaele havia se preparado.
Ela morreu por volta do ano 543, e São Bento a seguiu logo depois. Seu dia é celebrado em 10 de fevereiro.
Oração à Santa Escolástica
“Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém!”