Santa Zita, padroeira das empregadas domésticas, ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga. Seu dia de festa é 27 de abril.
Santa Zita nasceu em uma família cristã pobre, mas muito religiosa. Sua irmã mais velha tornou-se freira cisterciense e seu tio Graziano era um eremita que o povo local considerava um santo.
Aos doze anos, Zita tornou-se empregada doméstica na casa de um rico tecelão em Lucca, Itália, a 13 quilômetros de sua casa em Monte Sagrati.
Ela ficou com aquela família pelos últimos quarenta e oito anos de sua vida. Ela encontrava tempo todos os dias para assistir à missa e recitar muitas orações, bem como realizar seus deveres domésticos com tanta perfeição que os outros servos tinham inveja dela.
De fato, seu trabalho fazia parte de sua religião. Ela costumava dizer: “uma serva não é santa se não estiver ocupada; pessoas preguiçosas da nossa posição são falsas santidades”.
A princípio, seus empregadores ficaram chateados com seus generosos presentes de comida para os pobres, mas com o tempo foram completamente conquistados por sua paciência e bondade e ela se tornou uma amiga muito próxima.
Santa Zita recebeu um tempo livre sobre seu horário de trabalho e se ocupou em visitar os doentes e os presos. A notícia se espalhou rapidamente em Lucca sobre suas boas ações e as visões celestiais. Ela foi procurada por pessoas importantes e, quando morreu em 1278, o povo a aclamou como santa. Ela é a padroeira dos trabalhadores domésticos. Seu dia de festa é 27 de abril.
Oremos:
Concedei-nos, ó Deus, a sabedoria e o amor que inspirastes à vossa filha Santa Zita, para que, seguindo seu exemplo de fidelidade, nos dediquemos ao vosso serviço, e vos agrademos pela fé e pelas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Oração à Santa Zita pedindo proteção
Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita como foi Marta, quando servia a Jesus, em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência
todos os sacrifícios que me impõem os meus trabalhos domésticos: ajudai-me a tratar as pessoas da família a que sirvo como se fossem meus irmãos.
Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e as minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças para cumprir sempre os meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no Céu. Santa Zita, ajudai-me. Amém!