Deus cura os de coração partido e liga suas feridas. De fato, nosso Pai cuida de nós tão profundamente que sacrificou Seu único Filho, para que Jesus tirasse nossos fardos de nós, por mais pesados ??que fossem, e nos desse um descanso eterno.
A maioria de nós, em algum momento, procurou incentivar um amigo ou membro da família em luto com a frase: “O tempo cura todas as feridas”. Essa frase comum visa confortar os aflitos, dando-lhes esperança de que a mera passagem do tempo, de alguma forma, os livrará de sua dor e restaurará seu bem-estar.
Embora o tempo acabe curando algumas feridas físicas, as pessoas que contam com tempo para curar suas feridas emocionais ou espirituais descobrem que o tempo não contém um poder de cura duradouro. De fato, o tempo é tão irrelevante para a cura de feridas emocionais e espirituais que a frase “o tempo cura todas as feridas” não está na Bíblia, como alguns acreditariam.
Por fim, a frase bem-intencionada de que “o tempo cura todas as feridas” causa mais mal do que bem, porque leva a pessoa angustiada a esperar passivamente em vão por tempo para acabar com seu sofrimento.
Em vez disso, a pessoa perturbada deve ser encorajada a fazer o melhor uso possível de seu tempo, buscando ativamente a verdadeira cura. A Bíblia afirma que Jesus Cristo oferece aos crentes essa verdadeira cura na forma de salvação, perdão e paz.
Confiar em Deus e em Sua Palavra, em vez de tempo para curar nossas feridas é o que nosso Pai quer que façamos. Abaixo estão três maneiras de buscar a cura através de nosso Salvador.
1. Procure em Cristo o caminho para a salvação
Muitas pessoas carregam cargas emocionais e espirituais que lhes causam grande sofrimento e afetam negativamente a maneira de viver suas vidas. Para alguns, o fardo da vergonha os afasta do caminho reto e estreito. Para outros, o fardo da raiva os cega de ver o bem em alguém ao seu redor. Para outros, o fardo do arrependimento os impede de aproveitar seus dias.
As escrituras ensinam que Deus se preocupa com nossas feridas emocionais e espirituais. O salmista proclamou que Deus cura os corações partidos e cuida de suas feridas ( Salmo 147: 3 ). De fato, nosso Pai cuida de nós tão profundamente que sacrificou Seu único Filho, para que Jesus nos levasse nossos fardos, não importa quão pesados?, e nos deu descanso eterno em seu lugar ( João 3:16 ; Mateus 11: 28- 30 ). Podemos alcançar esse descanso eterno afastando-nos do pecado, confiando que Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador e vivendo uma vida que reflete os ensinamentos de Jesus ( Marcos 1:15 ; Lucas 3: 8 ).
Quando você transforma seu coração dessa maneira e alinha suas ações à mensagem do evangelho, Jesus promete que ele é o caminho que o levará à vergonha, ele é a verdade que removerá a balança dos seus olhos e a vida dele, que foi resgatado para curar suas feridas e conceder a você a salvação eterna ( João 14: 6 ; 1 Pedro 2:24 ).
2. Perdoe seus transgressores para que Deus o perdoe
Quando sofremos a traição de alguém em quem confiamos, isso nos fere emocionalmente e pode até fraturar nossa fé. Pode ser fácil justificar viver com uma atitude de falta de perdão em relação a alguém que nos machucou, principalmente se o agressor fosse um amigo próximo ou um membro da família.
No entanto, viver com um espírito de falta de perdão geralmente aprofunda nossa mágoa e causa problemas físicos, como doenças cardiovasculares e úlceras estomacais, e problemas emocionais, como hostilidade, ansiedade e estresse.
Mais importante ainda, a escolha de uma atitude de falta de perdão desconsidera o aviso severo de Jesus de que, ao perdoarmos os pecados dos outros contra nós, nosso Pai celestial também nos perdoará os pecados contra ele e se recusarmos a perdoar os pecados dos outros, nem o Pai perdoará nós e nossos pecados ( Mateus 6: 14-15 ).
Em vez de optar por punir seu transgressor (e a si mesmo) por guardar rancor contra ele, use seu tempo para cultivar um senso de perdão pela pessoa que o prejudicou. O perdão pode ser algo que você escolhe comunicar ao malfeitor, ou pode ser uma atitude que você adota ao se recusar a deixar o ressentimento crescer em seu coração e, em vez disso, se concentrar em superar a dor da traição.
Isso não quer dizer que adotar uma atitude de perdão seja fácil, mas é nosso dever bíblico lutar por ela. As escrituras ensinam que um bom momento para estender o perdão a outras pessoas é durante a oração, quando nossos pensamentos e corações estão unidos a Deus ( Marcos 11:25 ).
Vale a pena notar que o perdão é algo que você faz para passar de uma ofensa dolorosa. O perdão não exige que você se associe à pessoa que está perdoando, se essa pessoa continuar se engajando no comportamento errado.
3. Faça sua parte para viver em paz com os outros
Paz é algo pelo qual todos clamam. Se a paz que buscamos é social, política ou pessoal, viver em paz nos lava com uma sensação de bem-estar e segurança. Para aqueles que vivem com feridas emocionais ou espirituais, podem encontrar a paz que tanto desejam observando os ensinamentos de Jesus sobre a paz.
Como o príncipe da paz ( Isaías 9: 6 ), Jesus nos deixou o dom da paz e nos aconselhou que somente ele, e não o mundo, pode nos dar uma sensação de paz abrangente ( João 14:27 ). Estudando as Escrituras e trabalhando para abraçar a paz que Jesus já deu a seus crentes, você pode se libertar dos problemas e medos que estão causando conflitos emocionais e espirituais ( João 14:27 ).
Ao abraçar a paz, a Bíblia instrui que a paz é tanto algo que sentimos quanto algo que fazemos. Devemos “buscar a paz”, fazendo nossa parte para promover a boa vontade com os outros ( 1 Pedro 3:11 ).
Isso pode parecer estender um ramo de oliveira a alguém com quem estamos atualmente em conflito ou defender alguém que sabemos que está sendo maltratado. Também podemos promover a paz futura ensinando nossos filhos a resolver disputas por meio de compromissos consideráveis, em vez de argumentos irados.
Notavelmente, as Escrituras reconhecem as limitações que você pode encontrar na promoção da boa vontade com pessoas difíceis. Em particular, a Bíblia assegura que você é responsável por promover a paz apenas “na medida em que depende de você” ( Romanos 12:18 ).
O que isto significa?
A frase “o tempo cura todas as feridas” parece oferecer sabedoria concisa e, como tal, presume-se que esteja na Bíblia quando, de fato, não está. Na realidade, a Bíblia não nos encoraja a procurar tempo para nos salvar de nosso sofrimento, mas a Jesus Cristo que sofreu, morreu e ressuscitou para que possamos ter a salvação eterna.
Portanto, a melhor maneira de responder aos momentos de dor e sofrimento da sua vida não é esperar passivamente o tempo para curar suas feridas, mas seguir ativamente os ensinamentos do Salvador por cujas feridas você foi curado ( 1 Pedro 2:24 ).