O que você imagina quando pensa em anjos? Uma auréola? Uma harpa? Uma túnica? Talvez, mas se você é como a maioria das pessoas, provavelmente pensa primeiro em asas.
Mas, todos os anjos têm asas? Talvez o primeiro lugar para procurar uma resposta seja a Bíblia.
Como são os anjos na Bíblia?
Acredite ou não, embora a Bíblia mencione anjos muitas vezes, ela nunca menciona asas. De fato, há casos na Bíblia em que os anjos passam despercebidos entre os seres humanos comuns. E se isso é verdade, eles não poderiam ter asas.
Você pode estar pensando: Mas e os serafins e os querubins? A Bíblia diz que eles têm asas. Isso é verdade. Mas especialistas da Bíblia apontam que os serafins e os querubins não são anjos reais.
Eles são criaturas espirituais, com certeza, mas estão em uma classe ou nível diferente dos anjos reais, e os especialistas dizem que Serafins e Querubins nunca são chamados de anjos, ou vice-versa.
Portanto, a Bíblia não defende os anjos que têm asas. E a Torá?
Como são os anjos na Torá e no Alcorão?
Anjos no judaísmo são espírito puro e não têm características físicas. A Torá menciona anjos com braços, asas ou outros apêndices, mas, novamente, os especialistas os interpretam como metáforas de seus poderes e responsabilidades, e dizem que não devem ser tomados literalmente.
E no Islã? Novamente os anjos são muito importantes; de fato, a crença nos anjos é um dos seis pilares da fé. O Alcorão descreve claramente os anjos como “mensageiros com asas, dois, três, quatro ou mais pares”. Mas o Alcorão também diz que os anjos foram criados a partir da luz, o que traz um ponto interessante: Por que os anjos precisam de asas?
Em todos esses casos, se os anjos são espíritos ou luz, por que eles precisariam de asas? Você presumiria que, diferentemente dos pássaros, eles não estão sujeitos às leis da física. Nesse caso, as asas seriam desnecessárias.
De fato, você pode até se perguntar se os anjos precisam voar. Sendo espíritos, eles poderiam muito bem ter a capacidade de pensar ou querer de um lugar para outro, até do céu para a terra e vice-versa.
E, no entanto, a idéia de anjos com asas persiste e nos parece muito natural. Mas se eles não precisam delas, então…
Por que os anjos têm asas? o que as asas simbolizam?
Uma explicação pode ser que os humanos sempre foram fascinados por voar, tanto que muitas vezes sonhamos que estamos voando.
Imagine viver nos tempos antigos e assistir um pássaro subir e desaparecer no céu, em nuvens que quase se parecem com outros mundos. Vivendo numa época em que tão pouco se sabia sobre o nosso mundo e universo, seria muito fácil acreditar que o pássaro estava voando para o céu.
Talvez por esse motivo, muitas culturas antigas adoravam pássaros ou deuses que tinham características de pássaros. Os egípcios, por exemplo, tinham Thoth, um deus poderoso que tinha a cabeça de um íbis, que era um tipo de pássaro que vivia nas margens do Nilo e era considerado sagrado.
Os antigos celtas também tinham deuses de pássaros como Morrigan, a deusa dos corvos da guerra, caça, proteção e abundância, sem mencionar Manannan Mac Lir, o deus das gaivotas, que guardava a porta de entrada entre este mundo e o ‘outro mundo’, que os Os celtas acreditavam estar além dos mares.
Quando os anjos ganharam asas?
Naqueles tempos, deuses-pássaros e divindades aladas semelhantes eram tão populares e difundidos que, com o advento do cristianismo, os missionários os viam como uma maneira de apelar aos pagãos e convertê-los à religião mais nova. Anjos com asas era algo com o qual eles podiam se relacionar, uma ponte entre as crenças mais antigas e a nova religião.
Essa teoria pode ou não ser verdadeira, mas, em qualquer caso, as asas passaram a ser uma parte muito importante da arte religiosa, não apenas por converter novos seguidores, mas pelas imagens celestes que elas ajudaram a criar. E a arte religiosa, especialmente nas igrejas e durante um tempo em que poucas pessoas sabiam ler, eram poderosas fontes de informação.
Imagens de Anjos em obras de arte
Tomemos, por exemplo, pinturas de ‘A Anunciação’, que é um dos assuntos mais populares da arte cristã. (A Anunciação foi quando o anjo Gabriel apareceu a Maria para lhe dizer que ela seria a mãe de Jesus.)
Se você pesquisar na Internet por “pinturas da Anunciação”, encontrará um número impressionante de pinturas, assim como um número igualmente impressionante de maneiras pelas quais as asas foram pintadas.
Provavelmente porque a Bíblia nunca diz que os anjos têm asas, muito menos como eles podem parecer, que esses artistas obviamente tiveram grande liberdade artística com essas pinturas, não apenas em dar asas aos anjos, mas nos muitos estilos diferentes que as pintaram.
E, aparentemente, as pinturas tinham a aprovação das igrejas em que estavam pintadas; portanto, as imagens devem ter sido consideradas adequadas e até inspiradoras.
Olhando para todas essas pinturas, é seguro dizer que os anjos e suas asas tinham mais a ver com imaginação e arte do que com o que poderia ser provado ou discutido na Bíblia.
Mas eles são bem-sucedidos como obras de arte religiosas, não apenas porque evocam imediatamente imagens de outro mundo, o paraíso, mas também ajudam a criar visões artísticas tão bonitas que ainda têm o poder de admirar e inspirar os espectadores centenas de anos após a pintura.
Portanto, a verdadeira resposta para ‘por que os anjos têm asas’ pode ser simplesmente que as pessoas gostam deles. E porque eles são muito expressivos do que os anjos significam para as pessoas.
O que os anjos fazem?
Os anjos são importantes para as pessoas por muitas razões diferentes.
Por exemplo:
Muitas pessoas oram aos anjos para pedir proteção contra danos e maldades.
Outros procuram nos anjos inspiração e orientação para seguir seus próprios sonhos, pedindo aos anjos que os ajudem a abrir portas para novos lugares.
Muitos dependem dos anjos para amor incondicional, enquanto outros pedem força espiritual.
Aqueles que perderam entes queridos recentemente procuram consolo nos anjos, pedindo garantias de que os que partiram estão felizes em seu novo lugar. Muitas vezes, oram por um pequeno sinal, como uma pena, de que seus entes queridos ainda estão com eles em espírito aqui na terra.
Para que os anjos sejam capazes de fazer essas coisas que pedimos, eles devem ter poderes celestes, de modo que, assim como os antigos egípcios e celtas há muito tempo, pensamos intuitivamente que os anjos têm asas para ligá-los ao céu. Ou talvez apenas as belas imagens das asas melhorem as crenças das pessoas nos anjos.
De qualquer maneira, as asas passaram a ser um símbolo de tudo o que se entende pela palavra “anjo”: fé, amor, compaixão, proteção, bondade, céu, liberdade, felicidade, verdade.
É provável que a aparência das asas de um anjo, tradicional ou moderna, fofa ou séria, terrena ou de outro mundo, extravagante ou simples, feminina ou masculina etc., dependa do que os anjos significam para você em um nível pessoal.
Então, como são as asas de anjo? De que são feitas as asas de anjo? De que cor são as asas dos anjos? Qual o tamanho das asas dos anjos? Provavelmente é seguro dizer que tudo depende de você. Suas próprias asas de anjo pessoais não precisam obedecer à “letra da lei” quando se trata de textos ou especialistas religiosos, desde que estejam de acordo com o “espírito”.