O yoga, entre muitos benefícios, ajuda o auto-aperfeiçoamento e o desenvolvimento pessoal, que provavelmente estão na lista das resoluções de ano novo. Assim, como o novo ano, é hora de começar a nova fase, introduzindo um novo hábito saudável em sua vida.
E, se isso não for suficiente para convencê-lo, temos um conjunto de benefícios do yoga apoiados pela ciência para ajudá-lo a se decidir.
Por que Yoga?
De fato, existem muitas outras práticas que beneficiam o auto-aperfeiçoamento e o desenvolvimento pessoal. Tome meditação consciente, por exemplo.
Alguns minutos de meditação consciente por dia, entre muitos outros benefícios, ajudam:
– melhorar o foco
– gerenciar o estresse e acalmar sua mente
– desenvolver inteligência emocional
Esses benefícios, sem dúvida, desempenham um papel essencial no auto-aperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal. Eles também contribuem para o seu bem-estar mental, à medida que você adota uma perspectiva mais positiva.
Mas você já reparou que, uma vez que seu corpo começa a se sentir fraco, seu estado mental piora também?
O bem-estar mental é impossível sem o bem-estar físico. É o equilíbrio entre os dois que importa para o seu bem-estar, auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal também.
Yoga é o caminho para alcançar esse equilíbrio, e não é apenas uma afirmação vazia. Aqui estão os principais benefícios do yoga, apoiados pela ciência, para auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal.
1. Aumentar a confiança para o desenvolvimento pessoal
Um dos mitos mais conhecidos sobre yoga (e meditação também) é que essa prática existe para ajudar as pessoas a domarem seu ego.
No budismo, o ego é um obstáculo para alcançar o equilíbrio, então o yoga é uma espécie de ferramenta para lidar com o ego.
Embora esse ensino ainda exista no budismo, o estudo recente da Universidade de Southampton provou que o yoga não acalma o ego, mas aumenta a confiança.
O estudo convidou 93 estudantes de ioga e observou seus níveis de confiança durante 15 semanas do experimento. Após cada sessão de ioga, os alunos relataram sentir-se mais confiantes, dizendo que sua auto-estima melhorou significativamente.
Pesquisadores da Universidade de Southampton conectam níveis de confiança aumentados com uma sensação de bem-estar que os alunos obtêm do yoga.
As práticas de respiração e meditação, juntamente com a atividade física que as sessões de ioga incluem, aumentam a confiança, que também está conectada ao aumento de energia que você obtém dos níveis aumentados de serotonina.
Portanto, caso você não se sinta suficientemente confiante, tente algumas técnicas de respiração para clarear sua mente.
2. Criando uma mente afiada para o crescimento pessoal
Quantas vezes por dia você se pega procrastinando?
Estudos dizem que uma pessoa média passa várias horas por semana procrastinando. “pesquisa recente de estudantes universitários mostra que um estudante médio gasta no mínimo 1,5 horas por semana procrastinando”, diz Mary Sandringham, pesquisadora da Axonim. E 1,5 horas é apenas um ponto de partida.
Então, se você perder várias horas por semana procrastinando, onde poderá encontrar tempo para auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal?
Embora a procrastinação possa parecer prejudicial, também pode ser um sinal de que seu cérebro está cansado e precisa de uma reinicialização. E o yoga é uma ferramenta útil para fazer isso acontecer.
A CNBC relata que uma prática de ioga por semana pode ajudá-lo a melhorar a memória, processar melhor as informações e gerenciar emoções. A combinação de exercícios físicos e técnicas de respiração pode ajudá-lo a lidar com a sobrecarga de informações e limpar sua mente para um melhor foco.
Afinal, uma mente focada é um pré-requisito para o crescimento pessoal.
3. Fortalecendo a resistência para o aperfeiçoamento contínuo
Vamos voltar à idéia de uma mente sã em um corpo sadio.
É claro que você não se sentirá motivado para o auto-aperfeiçoamento, se o seu corpo estiver fraco. É por isso que você precisa criar resistência para fazer seu corpo e mente trabalharem juntos em equilíbrio.
Como o yoga pode ajudar?
Um estudo publicado no periódico Medicina Alternativa e Complementar com Evidência sugere que apenas 12 semanas de sessões consistentes de hatha yoga podem melhorar a força física geral, contribuindo principalmente para a resistência cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade.
Por que isso é possível?
No yoga, ao assumir uma pose ou asana, você deve manter sua posição por um certo período para alcançar o equilíbrio. Depois de um tempo, seus músculos aprendem a rotina e você constrói a resistência necessária para o corpo sadio e a mente sã.
É sempre uma ótima idéia começar um novo ano adotando um novo hábito. E, se esse hábito contribui para a sua saúde mental e física e ajuda o seu auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal, essa não é a motivação certa para adotá-lo?
Então, está na hora de você participar de uma aula de ioga perto da sua casa ou de seu escritório. Afinal, se a ciência diz para você fazer isso, como você pode argumentar com isso?