Ser compassivo, de acordo com a Bíblia, é ter uma disposição de coração e uma atitude de amor, compreensão e compaixão em relação aos outros. É um aspecto fundamental do ensinamento cristão e é destacado em várias passagens bíblicas.
A Bíblia nos ensina que Deus é compassivo e misericordioso. Em Êxodo 34:6, lemos: “O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em amor e fidelidade”. Essa é uma descrição do caráter de Deus, que é o exemplo supremo de compaixão.
Em Mateus 9:36, está escrito: “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. Jesus demonstrou compaixão ao curar os doentes, alimentar os famintos e acolher os marginalizados. Ele ensinou seus seguidores a amarem uns aos outros e a serem compassivos, como ele é.
A parábola do bom samaritano, encontrada em Lucas 10:25-37, é um exemplo poderoso da importância da compaixão. Nessa história, um homem ferido é ignorado por um sacerdote e um levita, mas um samaritano, tradicionalmente desprezado pelos judeus, demonstra compaixão, cuidando das feridas e provendo auxílio. Jesus ensina que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos e que nosso próximo inclui qualquer pessoa que precise de nossa ajuda.
Além disso, a Bíblia nos exorta a expressar compaixão não apenas com palavras, mas também com ações concretas. Em Tiago 2:15-16, está escrito: “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?”. Ser compassivo envolve estender a mão e suprir as necessidades práticas daqueles que estão sofrendo.
Perdoar e ser compassivo
A compaixão também implica perdoar os outros. Em Efésios 4:32, encontramos a instrução: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. A compaixão está ligada ao perdão e à disposição de deixar de lado ressentimentos e mágoas.
Em resumo, ser compassivo significa ter um coração amoroso, compreensivo e misericordioso em relação aos outros. Envolve cuidar dos necessitados, amar o próximo, perdoar e agir de maneira que demonstre compaixão em palavras e ações. É um chamado para seguir o exemplo de Deus e de Jesus Cristo, que são a essência da compaixão.