De lentilhas a uvas, passando por pimenta e romã: aqui estão os alimentos de boa sorte e prosperidade para comer na virada de Ano Novo.
Lentilhas ou uvas, mas também romã e vegetais verdes, toda tradição tem seus alimentos da sorte para colocar na mesa no Ano Novo para trazer dinheiro e boa sorte.
Aqui está o que as pessoas comem pelo mundo na noite da virada, para garantir a sorte e o dinheiro.
Lentilhas para dinheiro
Segundo a tradição, elas simbolizam dinheiro e crescimento econômico. Sua forma redonda e achatada é uma reminiscência de pequenas moedas. Isso explica por que você deve comer em quantidade, se quiser garantir um ano de riqueza. Se cada grão corresponde a uma moeda, é melhor não se segurar.
Uvas para trazer boa sorte
Na Espanha e no México, é tradição que a véspera de Ano Novo coma doze uvas no início da meia-noite. Diz a lenda que cada grão corresponde a um mês do ano para o qual desejamos boa sorte.
Desde os tempos antigos, em geral, as uvas eram um símbolo de abundância. É por isso que, de acordo com um provérbio, “quem come uvas pelo dinheiro do ano novo conta o dinheiro o ano todo”.
Feijão preto pelo dinheiro
Na parte sul dos Estados Unidos, é um bom presságio comer feijão preto que são feitos de arroz, cebola e fatias de bacon. O critério é o mesmo que usamos para as lentilhas: eles simbolizam moedas e, portanto, são considerados portadores de riqueza.
Romã para fertilidade
Na mitologia grega e romana, a planta e o fruto eram considerados sagrados porque eram amados pela deusa de Vênus, muitas vezes representada com uma romã nas mãos.
Daí a ideia de que é um símbolo de fertilidade e riqueza.
Frutas redondas para ficar rico
Nas Filipinas, na véspera de Ano Novo, é um bom presságio deixar espaço no estômago para frutas redondas (laranja, melão, etc.), cuja forma lembra sempre a das moedas. O ideal seria comer 13 fatias, um número que traz boa sorte.
Em outros países, o número 12 é o preferido para representar os meses do ano.
Vegetais verdes para ganhar mais dinheiro
Vagem, abobrinha, couve, brócolis têm uma coisa em comum: lembram a cor dos dólares, na gíria verdinhas. Comer muito deles, portanto, traria dinheiro e riqueza.
Macarrão para longevidade
É um dos pratos asiáticos mais comuns, mas, apesar disso, chineses e japoneses também os apresentam na mesa na véspera de Ano Novo como um símbolo de longevidade.
É por isso que, ao cozinha-los, eles tomam muito cuidado para não quebrá-los. Se você é tradicionalista, pode sempre tentar substituí-los por espaguete.
Pimenta contra problemas
A pimenta vermelha é um amuleto muito comum em Nápoles contra inveja, mau-olhado e todo tipo de problemas. Desde a era neolítica, os habitantes das cabanas costumavam pendurar nas portas chifres de animais, símbolo de poder e fertilidade.
Quando a pimenta foi importada da América do Sul para o sul da Itália, foi imediatamente associado a esse tipo de amuleto. Além de ser usada na cozinha, começou a ser pendurada em casas e lojas para se defender do mau-olhado, tornando-se rapidamente um substituto.
Arroz para abundância
Neste caso, o mesmo se aplica às lentilhas e aos feijões: com o arroz, segundo várias crenças, deve trazer abundância para o ano vindouro.
O ideal seria preparar um risoto agradável, mas se você tiver outro menu em mente, sempre poderá espalhar um punhado cru na mesa ou em uma tigela pequena.
Carne de porco para prosperidade
Seja na forma de assado, cozido ou outras preparações, não importa. Mas essa carne nunca deve faltar na sua mesa se você for supersticioso.
Na Áustria, Hungria, Portugal, Espanha e Cuba, simboliza progresso porque é um animal que nunca anda para trás.
Veja também: