O perfeito louvor é aquele que nasce no íntimo do nosso espírito e é esse tipo de adoração que Deus procura em nós. Nas sagradas escrituras, mais especificamente no Novo Testamento, encontramos 2 passagens com o tema “salmos, hinos e cânticos espirituais”, são eles:
Efésios 5:19
“E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito, falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, e cotidianamente dando graças por tudo a Deus, o Pai, em o Nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Colossenses 3:16
“E não nos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”.
Mas, qual a diferença entre entoar cânticos, salmos ou hinos?
– Salmos
Poemas de louvor, os Salmos descrevem cânticos do tipo encontrado no livro de Salmos no Antigo Testamento. São a forma mais apropriada para expressar os sentimentos diante da realidade da vida permeada pelo mistério de Deus, o aliado que se compromete com o homem para com ele construir a história. É Deus participando da luta pela vida e liberdade.
Os salmos são sempre orados com fé e seus significados nos fazem ficarmos mais próximos de Deus e mais conectados com o plano divino.
– Hinos
O dicionário da língua portuguesa define a palavra Hino como Canto de louvor ou adoração e define como Louvor, o ato de louvar, exaltação, glorificação. Hinos são cânticos que oferecem louvor a Deus. A ênfase aqui está no fato de dirigir o louvor ao Senhor, diferente de outros cânticos que podem comunicar mensagens de edificação aos outros irmãos.
– Cânticos
O significado de Cântico é: Poema ou hino entoado com o propósito de louvar, adorar. Numa passagem do Novo Testamento Paulo acrescentou mais uma palavra para limitar o sentido a cânticos: espirituais. A mensagem destes cânticos é espiritual, refletindo a atitude de corações voltados a Deus.
Louvor é falar bem de Deus, elogiar quem ele é e agradecer por tudo que ele faz. Louvar é uma forma de mostrar nossa adoração a Deus. Quando louvamos, contamos para Deus quanto o amamos e convidamos outras pessoas a fazer o mesmo.
O louvor nos aproxima de Deus, e quando feito por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais, devemos escolher cânticos que comunicam a reverência devida a Deus, e que transmitem mensagens espirituais que vêm dos princípios revelados pelo Senhor. Se um hino não demonstra o respeito e honra que Deus merece, não deve ser empregado no nosso louvor. Se a mensagem de um cântico não for espiritual e totalmente de acordo com a palavra de Deus, não devemos cantá-lo no nosso louvor.
Deus merece nossa adoração, respeito, amor e dedicação total. Ele é maravilhoso e não há nada que se compara a ele. Deus merece toda a honra e glória.