“Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: Felizes sois vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” (Lc 6,20)
Jesus fala sobre pobreza no texto acima, pois naquela época havia o pensamento errôneo de que quem tinha muito dinheiro e poder era uma pessoa bem aventurada.
Por outro lado, o pobre e miserável, era rejeitado e condenado por Deus.
Os próprios judeus estavam persuadidos da crença de que, se uma pessoa é bem-sucedida, era um sinal de que Deus lhe era gracioso, e vive-versa.
Jesus olha para seus discípulos, trabalhadores que viviam do suor do rosto e enxerga o que está por dentro, na alma de cada um.
Independente da condição financeira, ali estava um ser humano com sede da Palavra e pronto a entregar-se totalmente à Deus.
Jesus estava disposto a acabar com esta ilusão e arrancá-la do coração como um dos maiores empecilhos para a fé.
Felizes sois vós, os pobres. A grande preocupação de Jesus é de que você esteja tão voltado para o dinheiro, e seja tão avarento que tenha uma só preocupação: ter o suficiente para dias bons, sem qualquer carência e adversidade.
Não é o dinheiro que traz felicidade, mas sim um espírito alegre, envolvido pelo amor de Deus, que já nos deu tudo o que precisávamos para uma vida feliz: a salvação.
“Senhor, não deixe que nossos corações sejam tomados pelo orgulho e o amor às riquezas. Dê-nos um espírito alegre e humilde. Que assim seja!”