O Dia de Santa Dorotéia é celebrado em 2 de setembro. Ela é considerada pela devoção popular como a santa das flores, e é a padroeira dos jardineiros.
Peçamos em oração a graça da mesma fé e entrega de Santa Doroteia, para que, por meio do nosso testemunho, possamos tocar a vida dos que o Senhor nos confiar.
O culto de Santa Dorotéia foi muito difundido durante a Idade Média, sendo invocada como um dos Santos Auxiliadores. Inúmeros artistas inspiraram-se na conversão de Teófilo, retratando em quadros o milagre de Santa Dorotéia, chamada até hoje de a Santa das flores e também festejada no dia 06 de fevereiro.
Dorotéia nasceu em Cesareia da Capadócia e viveu durante o século III. A jovem órfã teve os seus pais martirizados e desde pequena se dedicou em viver na castidade, em jejum e com muitas orações.
Por não renunciar sua fé em Jesus cristo, Santa Dorotéia foi condenada à morte. Quando saiu sua sentença de condenação, um advogado chamado Teófilo, que estava presente, disse à santa em tom de gozação, que ela enviasse rosas e frutos do jardim de seu Senhor.
Santa Dorotéia, porém, levou a brincadeira a sério e disse a ele: “Se acreditares em Deus, farei o que me pedes.” O Advogado sentiu a força surpreendente das palavras da fé de Santa Dorotéia, e esperou tentando agarrar-se em alguma esperança de fé.
Antes de ser decapitada, pediu uns instantes para rezar. E, ao secar o rosto suado e coberto por lágrimas, pediu a um menino, que estava próximo ao local, que levasse aquele lenço a Teófilo.
No exato momento em que Santa Dorotéia foi decapitada, o garoto entregou o lenço a Teófilo. Vendo o corpo sem vida de Santa Dorotéia, o advogado levou o lenço ao rosto e sentiu um forte e inesquecível perfume de flores e frutas. Teófilo se ajoelhou ali mesmo, pediu perdão a Deus por ter perseguido os cristãos e se converteu.
Por causa de seu testemunho de fé, ele também foi preso e forçado a renunciar à fé em Cristo. Como ele não renunciou, foi igualmente decapitado dando grande testemunho de fé em Nosso Senhor. Muitos se converteram por causa de seu testemunho.
Oração à Santa Doroteia:
Querida Santa Dorotéia, que conservastes com cuidado o lírio da pureza, obtende a bondade do Senhor, de conservar íntegra em nosso coração a virtude da castidade, para possuir contigo a alegria do Paraíso (Glória ao Pai).
Santa Dorotéia, que com o exemplo e a palavra conservastes o Evangelho as tuas irmãs, conceda-nos a graça de sermos mensageiros de Deus, capazes de anunciar Sua Palavra com amor aos irmãos, para conduzi-los à estrada da justiça e da santidade.
Gloriosa Mártir Santa Dorotéia, que do céu mandaste um cesto de frutos e flores ao seu perseguidor Teófilo, e ele, experimentando no íntimo da alma a tua bondade e a tua glória, se converteu ao cristianismo, obtende-nos a graça de vivermos fielmente o nosso batismo, anunciando à todos a fé e, levar assim, o nosso atributo para realizar na terra a paz e o amor.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!