A Igreja celebra a memória de São Martiniano no dia 13 de Fevereiro. Muitos foram os testemunhos, inclusive, a cura de doenças através da oração.
São Martiniano nasceu no século IV, em Cesareia, na Palestina. Ele começou sua vida religiosa como recluso em um local chamado Lugar da Arca aos dezoito anos. Zoe, uma jovem mulher de má reputação, veio sobre ele e tentou seduzi-lo para que quebrasse seus votos.
Martiniano não apenas resistiu a seus avanços colocando os pés em fogo, mas a converteu e a aconselhou a tornar-se freira em Belém. Martiniano era bastante idoso quando foi para Atenas, onde morreu.
Durante sua vida religiosa Martiniano passou a ser procurado por pessoas que precisavam de conselho e orientação espiritual. Por isso, logo sua fama de sabedoria e santidade se espalhou através daqueles que recebiam seus conselhos e orientações.
Muitos foram os testemunhos, inclusive, a cura de doenças e a libertação dos demônios através da oração de São Martiniano. Assim, sua fama se espalhou por toda a região.
A Igreja celebra a memória de São Martiniano no dia 13 de Fevereiro.
Oração a São Martiniano
“Ó Deus, que destes a São Martiniano a graça de ser fiel à vocação para a qual o chamastes, dando a ele forças para vencer todas as tentações que pudessem desviá-lo do caminho, dai também a nós, por sua intercessão, a graça da fidelidade à nossa vocação e a coerência de vida, por Nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Martiniano, rogai por nós.”