A Bíblia diz que o amor nunca falha, mas com toda a dor, decepção e separação do mundo, parece que o amor não é suficiente e, de fato, falha. Então, o que a Bíblia quer dizer quando diz: “O amor nunca falha” e podemos acreditar?
O amor nunca falha na Bíblia
Essas três palavras “o amor nunca falha” são encontradas no infame “capítulo do amor” da Bíblia, 1 Coríntios 13.
Esta parte é como geralmente é lida,
“O amor é paciente, o amor é gentil. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não desonra os outros, não é egoísta, não se irrita facilmente, não registra erros. O amor não se deleita no mal, mas se alegra com a verdade. Sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera. O amor nunca falha.”
No entanto, há mais no capítulo, e também no amor, para entendermos.
- Confie no amor de Deus, deixe o seu coração se encher de alegria
- Não tenha medo do amanhã, pois Deus está com você
- Conheça a graça de Deus em sua vida
O amor não é uma performance
O trecho fornecido acima parece uma lista de comportamentos que uma pessoa deve executar para que o amor nunca falhe. Essa é uma imprecisão que causa vergonha e condenação.
Sei disso por experiência pessoal. Quando não consegui realizar a lista de comportamentos, me julguei pelas três últimas palavras, o amor nunca falha. Por ter falhado em me apresentar, me condenei por fazer de Deus um mentiroso e achei que precisava me esforçar mais para ter um desempenho melhor. Eu estava errado.
Quando tentamos realizar o amor, estamos perdendo o objetivo.
Mais para o capítulo
Antes que o capítulo chegue à lista de comportamentos percebidos, há uma única palavra que é importante destacar. A palavra é ter. Veja os três versículos anteriores.
Se falo nas línguas dos homens ou dos anjos, mas não tenho amor, sou apenas um gongo retumbante ou um prato estridente. Se tenho o dom de profecia e consigo compreender todos os mistérios e todo conhecimento, e se tenho uma fé que pode mover montanhas, mas não tenho amor, não sou nada. Se eu der tudo o que possuo aos pobres e entregar meu corpo a dificuldades que eu possa me gabar, mas não tenho amor, não ganho nada.
Ter algo e fazer algo são duas coisas diferentes. Da mesma forma, ter amor e “fazer” amor (ações/comportamentos) são duas coisas diferentes.
Deus quer que tenhamos amor.
O que é ter amor
Ter algo é possuí-lo ou experimentá-lo. Isso significa ter amor é possuir e experimentar o amor. Não compreendemos quando olhamos para o amor apenas como uma palavra ou como um sentimento piegas.
O amor sobre o qual a Bíblia está falando é o amor de Deus, ou mais precisamente, o próprio Deus.
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus mostrou seu amor entre nós: Ele enviou seu único Filho ao mundo, para que pudéssemos viver através dele ( 1 João 4: 8-9 ).
Sem Deus, não temos amor, ele precisava prover isso para nós.
Eu te amei com um amor eterno ( Jeremias 31: 3 ).
Nós amamos porque ele nos amou primeiro ( 1 João 4:19 ).
Para ter o amor é ter tomado posse, de propriedade para nós mesmos e experimentou o amor de Deus por nós. Isso significa que Deus é nossa fonte de amor e a lista de comportamentos é o resultado de internalizarmos e recebermos o amor de Deus por nós. O amor se torna nossa motivação.
2 Coríntios 5:14 diz o melhor: “Porque o amor de Cristo nos compele, porque estamos convencidos de que um morreu por todos e, portanto, todos morreram”.
Ter amor é ter Deus trabalhando em você e através de você.
O amor nunca falha?
Nossa demonstração do amor de Deus freqüentemente falha. Pedro nos dá um ótimo exemplo quando disse a Jesus que nunca O negaria, e horas depois o fez.
Estou certo de que Pedro estava convencido de que amava Jesus e o apoiaria. No entanto, o amor que Pedro tinha era imperfeito e, na época, evidenciado pelo medo com o qual ele respondeu.
Não há medo no amor. Mas o amor perfeito expulsa o medo, porque o medo tem a ver com o castigo. Quem teme não é aperfeiçoado no amor (1 João 4:18).
Mais tarde, porém, Pedro morreu voluntariamente por Jesus como mártir. Como o amor de Pedro não falhou mais tarde em Sua vida? O amor de Deus foi aperfeiçoado através de seu relacionamento com a fonte do amor.
Nas inúmeras falhas de Pedro que lemos nas escrituras (uma grande fonte de conforto para nós), ele sempre foi recebido com compaixão e ajuda por Jesus.
Por exemplo, quando Pedro estava andando sobre a água e depois começou a afundar devido ao medo, Jesus estendeu a mão e o salvou. E após a negação, Jesus não apenas restaurou Pedro apaixonado, mas o instruiu a liderar outros.
Quando a fonte do seu amor é Deus, ela nunca falha, sempre trará um bom resultado para a glória e louvor de Deus.
Veja também: