A Bíblia trás várias representações sobre a “Estrela da Manhã”, mas para os povos antigos ela era Vênus, pois é a última estrela a desaparecer de manhã.
O que é a Estrela da Manhã?
Vênus é conhecido desde os tempos pré-históricos e, como tal, ganhou uma posição importante na cultura humana. Para as civilizações antigas era conhecido como a “estrela matutina” ou a “estrela vespertina“. Ela é mais brilhante que qualquer astro visto no céu, pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte e é a última estrela a desaparecer de manhã.
Na Bíblia a estrela da manhã aparece em várias passagens como segue:
Em Isaías 14:12-14, “Como foi que caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho d’alva, da alvorada? Como foste atirado à terra, tu que derrubavas todas as nações?”
Essa passagem normalmente é interpretada como uma referência ao Anjo Caído. Ele foi criado por Deus, mas se tornou arrogante e se rebelou contra o Pai (1 Timóteo 3:6). A passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus.
Nessa passagem, a estrela da manhã representa a glória alcançada. Possui o brilho da estrela matutina, se destacando entre outros do seu gênero. Mas quem tem uma posição importante precisa tomar cuidado para não cair na arrogância. Os que se rebelam contra Deus perderão tudo, tal como a “estrela da manhã” nessa profecia, que caiu do céu.
Em Apocalipse 22:16, “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã.”
Essa passagem é diferente da profecia de Isaías. Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo, ele se auto denomina “a resplandescente estrela da manhã”, o que é diferenciado quando o termo é usado separadamente estrela da manhã como poder sobre nações.
Significado da Estrela da Manhã
Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus e é que para ele que devemos olhar nas horas escuras de nossas vidas, nas madrugadas solitárias de nossas existências. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus. Sua glória ainda brilha quando todos os outros falham.
A estrela da manhã também anuncia o início do dia, o fim da escuridão. De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.